Principais regras
Na busca por um plano de saúde, é comum esbarrar em uma porção de regras que até chegam a desestimular a contratação pois a sensação que fica é que todas as vantagens estão do lado das operadoras e seguradoras. Para deixar tudo ainda mais transparente, resolvemos incluir aqui as principais explicações das maiores dúvidas dos nossos clientes, veja:
Carências contratuais
Carência contratual é o tempo que o beneficiário do plano precisa aguardar para usar um determinado serviço no plano, vou deixar mais detalhado logo mais, mas se quiser consultar a fonte é só clicar AQUI, que o link te manda lá no site da ANS.
Tipos de contratação
Antes de saber sobre as carências, é importante mencionar que há algumas maneiras para contratar um plano de saúde, se quiser saber mais clique nas abas falando sobre PESSOA FÍSICA, PESSOA JURÍDICA e ADESÃO aqui neste site mesmo, mas vou resumir aqui embaixo o que importa sobre as carências.
A contratação de um plano de saúde ou seguro saúde pode ser para um contrato novo ou uma contratação de migração de outro contrato.
Contratos novos tem uma carência "padrão".
Contratos de migração ou renovação em sua grande maioria conta com o aproveitamento das carências do plano anterior.
Carências para contratos novos
É considerado um contrato novo quando a pessoa ou empresa nunca teve um contrato antes ou que já tenha passado mais de 30 dias desde a extinção do antigo contrato sem que o solicitante tenha dado entrada em um novo plano.
Quais são as carências contratuais definidas pela ANS?
Urgência e Emergência - 24 Horas
Consultas e exames simples - 30 dias.
Internação, consultas e exames complexos - 180 dias. (6 meses).
Parto a termo (parto programado) - 300 dias. DLP (Doenças e lesões pré existentes) - 720 dias (Aproximadamente 2 anos).
Migração ou plano anterior
A grande maioria das operadoras e seguradoras oferecem uma vantagem de redução de carências contratuais para empresas ou beneficiários que venham de planos anteriores.
O termo de mercado é a "compra de carência", que nada mais é que uma condição comercial. Esta condição é concedida desde que os beneficiários e o contrato cumpram alguns critérios.
Os critérios mais comuns a serem cumpridos é que os beneficiários do plano estejam bem de saúde sem DLP's, que tenham mais de um ano no plano anterior e que a categoria do plano que está saindo seja compatível com o plano que entrará em implantação.
Carências migração ou plano anterior
Quais são as carências que um contrato sofre sendo oriundo de um plano anterior?
Urgência e emergência, internação, consultas e exames simples e complexos - 24 Horas.
Parto a termo (parto programado) - 300 dias.
DLP (Doenças e lesões pré existentes) - 720 dias (Aproximadamente 2 anos).
Basicamente, se os beneficiários estiverem bem de saúde e ninguém vindo do plano na iminência de um parto, nenhum beneficiário sofrerá com carências contratuais podendo usar o plano ou seguro saúde na totalidade dos seus serviços. Isso é um resumo bem aproximado da realidade.
Lembre que aqui estamos resumindo o conteúdo e sendo o mais abrangente possível, por isso que seu consultor é fundamental, pois ele te ajuda a distinguir as características específicas das necessidades e ajustar uma oferta que se encaixe perfeitamente.
Regras de aceitação
Para cada tipo de contrato há critérios e regras para que a implantação seja concluída e os beneficiários estejam com as suas coberturas asseguradas, é importante ter um conteúdo sobre isso pois existem muitas promessas e soluções maquiadas de procedimentos incorretos que uma parte do mercado dissemina e que pode colocar em risco a vida das pessoas. No espírito de esclarecer as principais questões segue agora um material direto e objetivo.
Composição
Independentemente do tipo de contratação, é necessário seguir um parâmetro mínimo de composição que considera a idade das pessoas que estão entrando no plano, a quantidade de beneficiários do contrato e o vínculo entre eles por exemplo.
Contratos pessoa física geralmente tem restrições para idades entre 0 e 18 anos.
Contratos familiares acabam tendo restrições para pessoas com mais de 59 anos.
Contratos PME são mais abrangentes, e acabam sendo mais exigentes apenas em relação ao vínculo e idades acima de 64 anos.
Reforçamos que é um resumo e que por conta dos diversos tipos de produto no mercado e suas condições comerciais, dificilmente não há uma solução disponível.
Área de comercialização
Dentre as muitas marcas, categorias e planos, algo importante que raramente se abordada é onde pode ser comercializado e quais os critérios e regras para esta definição?
Planos para pessoa física acabam sendo bem direcionados para suas regiões.
Para planos PME, há uma abrangência bem maior quanto a área de contratação. O interessante é que na maioria das vezes o local onde a empresa possui CNPJ, também pode mudar o preço da contratação.
Seu consultor pode te ajudar muito nesta questão, em diversas situações, apenas mudando o centro de custo é possível economizar valores extremamente relevantes e reinvestir este valor da maneira que seu critério preferir e ainda é provável que esta atualização melhore a rede de atendimento.
Documentação
Chegamos no momento em que a documentação é submetida para a análise na operadora e seguradora.
Este é o momento em que pode ser solicitada qualquer documentação comprobatória seja ela pessoal, de vínculo de parentesco ou mesmo de vínculo com uma empresa por exemplo.
Veja um resumo de quais documentos são solicitados:
Pessoa Física ou Familiar.
- RG, CNH ou equivalente.
- Comprovante de endereço.
Adesão.
- RG, CNH ou equivalente.
- Diploma ou equivalente.
- Comprovante de endereço.
PME;
- RG, CNH ou equivalente.
- Contrato social ou equivalente.
- Para funcionários, FGTS ou comprovante de vínculo empregatício.
Implantação
Depois de submetida a documentação o contrato entra e, fase de implantação.
Costuma demorar de 15 a 30 dias, porém cada operadora e seguradora tem seus próprios critérios e tempo de análise.
É nesta fase em que são checadas as regras de composição, comercialização a documentação em si e validada a propostas que foi apresentada.
Isso significa que se você não recebeu a sua proposta para assinatura neste ponto a sua proposta ainda não foi submetida a esta análise.
Há poucas situações onde a análise é realizada de maneira manual, geralmente isso ocorre quando há alguma condição comercial distinta, sendo este o caso, seu consulto vai te explicar com antecedência como será realizada a implantação do contrato.
Novamente, aqui incluímos as informações de maneira bastante resumida. Cada necessidade é tratada de maneira personalizada e individual. Seu consultor e nosso corpo comercial estão preparados para realizar a análise e o atendimento necessário para encontrar a melhor solução em benefício saúde seja para você, sua família ou sua empresa.